Aumenta o número de cirurgias plásticas durante o verão

plastic-surgery-not-more-attractiveSociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Paraná, informa que a estação das férias é a época do ano ideal para repousar, se recuperar em menos tempo e obter bons resultados
O verão é a estação mais esperada pela maioria das pessoas. É o período das altas temperaturas, das férias escolares e, embora não pareça, é quando muitos decidem fazer uma cirurgia plástica. Nos últimos anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tem havido um aumento pelos procedimentos cirúrgicos no verão pelo fato do período coincidir com as férias escolares, tempo em que as mães ou pais podem ficar em repouso. Porém, fica a dúvida: é recomendado fazer cirurgias plásticas no verão?

A primeira vantagem em realizar uma cirurgia plástica no verão é o tempo para recuperação. Para se obter bons resultados, bem como satisfação dos pacientes, a conjunção de pré-operatório, cirurgia e pós-operatório é fundamental. Para quem está em férias, de acordo com a Regional Paraná da SBCP, terá mais tempo para repousar e se recuperar em menos tempo. É uma preocupação a menos também para quem tem filhos pequenos e não precisa buscá-los na escola ou em alguma atividade rotineira, comum no período letivo.

Outra vantagem, que começou a popularizar agora, é o fato das clínicas estarem menos lotadas, com maior variedade de horário para agendar consultas e marcar a data da cirurgia. Por isso que, no início do ano, a procura pela cirurgia plástica aumenta, pois para a maioria das pessoas é o único período em que há disponibilidade para realização de um pós-operatório de maneira adequada, ou seja, mais tempo para descansar e se recuperar da cirurgia.

Recomendações
A SBCP-PR alerta, no entanto, que o paciente precisa conhecer o seu médico, conhecer a sua curva de aprendizado, certificar-se de que ele pertence aos quadros da SBCP e do CRM, se o local onde ele opera é seguro, se o ambiente conta com boa infraestrutura e pessoal capacitado. Feitos esses vários questionamentos, existem boas chances de a cirurgia resultar em êxito.

As mais procuradas
Implantes de silicone – Aumento de mama, gluteoplastia, próteses de panturrilha e próteses de peitoral são cirurgias que envolvem uma recuperação rápida – cerca de uma a duas semanas –, o que faz com que elas também sejam opções muito procuradas no verão. Apesar da recuperação ser rápida, é preciso redobrar os cuidados com o uso do protetor solar e evitar incidência de luz solar direta na região operada.

Lipoescultura – Em geral ela é feita em locais que acumulam gordura como braços, abdômen, coxas e cintura. Com a exposição do corpo no verão, muita gente procura consultórios de cirurgiões plásticos, no início do ano, para se informar e agendar procedimentos que afinam o corpo e o deixam definido com curvas evidentes e aparência natural.

Ninfoplastia – Conhecida também como cirurgia íntima feminina, as ninfloplastias mais procuradas são a Labioplastia, a Vaginoplastia e a Lipoaspiração do Monte de Vênus. Por ser uma cirurgia realizada em região que não fica exposta ao sol, as cirurgias íntimas também são procedimentos muito realizados no verão.

Otoplastia – Com as férias escolares, as correção das “orelhas de abano” são muito comum em crianças. Já os adultos, que muitas vezes tiram férias ou pequenas folgas nesse período, também podem aproveitar para fazer a cirurgia e repousar, já que em poucos dias as atividades podem ser retomadas.