Dr. Alexandre Passos defende a Rinoplastia conservadora em evento da SBCP-PR

O Dr. Alexandre Piassi Passos foi o convidado do mais recente evento científico da SBCP-PR, realizado no dia 18 de outubro. O tema de sua conferência foi “Rinoplastia Funcional”, área na qual ele é uma das principais autoridades no país.

A principal mensagem repassada aos mais de 45 cirurgiões que compareceram à sede da Regional, foi a de que é importante corrigir os defeitos, pensar na parte estética, mas priorizar a parte funcional também. Observou que, parte dos colegas, não se atenta para a questão funcional.

O convidado recomendou que a cirurgia deve ser muito bem planejada. Deve-se levar em conta que existe uma parcela de pacientes terá voz mais ou menos anasalada após a cirurgia. E isto, para quem canta, pode provocar forte impacto, de acordo com o médico. Dr. Alexandre defendeu que cirurgias destrutivas, agressivas, não cabem mais na rotina de uma clínica de cirurgia plástica.

Por fim, considerou encontros como o promovido pela SBCP-PR de extrema importância, porque “a medicina está cada vez mais pautada na ciência, no saber, na curva de aprendizado”. Não existe mais espaço para o “achismo”, advertiu.

Próxima Jornada
O Dr. Renato Freitas, presidente da Regional, fez o primeiro convite aos participantes para que prestigiem a VII Jornada Paranaense de Cirurgia Plástica, último evento da atual gestão. Ela será realizada no dia 25 de novembro, no Hotel Five. O convidado principal será o Dr. Ricardo Boggio. Após o evento haverá o Jantar Anual de confraternização entre os afiliados.