Linha do tempo

CRONOLOGIA DOS FATOS MAIS IMPORTANTES

1968 – Fundação

A SBCP-PR foi fundada e teve a sua primeira diretoria eleita em 8 de novembro de 1968. O ato inaugural ocorreu no Hospital São Lucas, estando presentes os seguintes doutores: Vasco Coelho, João de Moura Britto Filho, Alcone Roth, Ilian Roth, José Cardozo, Sônia Varela e José Eleomar da Silva. A presidência da sessão inaugural ficou a cargo do Dr. Vasco Coelho Filho. Em seguida, os presentes fizeram uso da palavra, referindo-se aos rumos e às propostas de condução da especialidade na Regional. Por aclamação a primeira diretoria ficou assim definida: Dr. João de Moura Britto Filho, presidente; Dr. Vasco Coelho Filho, secretário; Dr. Alcyone Roth, tesoureiro.

1970 – Departamento na AMP – já era mencionado o termo “publicidade imoderada”

Em 20 de junho de 1970 foi discutida a criação do Departamento de Cirurgia Plástica da Associação Médica do Paraná. “Publicidade Imoderada” também foi pauta do encontro, bem como determinação para que cirurgiões gerais não tivessem a prerrogativa de realizar procedimentos em cirurgia plástica. A recomendação era a de que procedimentos estéticos ou reparadores na área fossem realizados tão somente por profissionais devidamente treinados e pertencentes aos quadros da SBCP.
Neste mesmo período o Dr. José Tatit ingressou para os quadros da SBCP-PR. E, de acordo com depoimentos de seus contemporâneos, ganhou importante projeção na área.

1970 – Estatuto é aprovado

Em outubro de 1970 o então presidente da Associação Médica do Paraná (e coincidentemente pai do Dr. Manoel Cavalcanti, um dos principais expoentes da cirurgia plástica paranaense), aprovou por unanimidade o estatuto da Regional, bem como a implantação do Departamento de Cirurgia Plástica junto à AMP. A iniciativa representou passo significativo na integração dos cirurgiões plásticos com colegas de outras especialidades.

1971 – Alcyone Roth e a Disciplina de Cirurgia Plástica e Reparadora

Em 1971 foi fundada a Disciplina de Cirurgia Plástica e Reparadora da FMUFP, tendo como principal protagonista o Dr. Alcyone Jorge Roth.
Em seguida, a diretoria começou a tratar sobre os trâmites para a realização do Congresso Brasileiro de Curitiba.

1972 – Congresso Brasileiro – programação definida

Em novembro de 1972 a parte científica do evento estava pronta. Os organizadores já se preocupavam em arregimentar parceiros científicos, bem como dar visibilidade ao evento nos meios de comunicação. O foco principal era dar tornar a cirurgia plástica conhecida entre a opinião pública e, especialmente, entendida pela importância do seu aspecto ético.

1978 – Primeiro evento científico oficial

O primeiro encontro científico da Regional foi realizado dia 1o. de agosto de 1978. Entre os convidados estiveram os Drs. Francisco de Paula Soares e João Maniglia. Ambos abordaram, respectivamente, os temas “Correção de Ptose Palpebral” e “Aspectos Funcionais das Rinoplastias”. O encontro foi presidido pelo Dr. Tatit que, logo em seguida, promoveu o segundo evento científico da Regional. O Dr. Alípio Pernet Filho, renomado cirurgião abordou aspectos relacionados à cirurgia de mão.

1979 – Ian Jackson, primeiro convidado de renome internacional

O dia 29 de maio de 1979 constituiu em mais um marco importante para a SBCP-PR. Sua diretoria conseguiu trazer para Curitiba o Dr. Ian Jackson, do Hospital de Glasgow (Escócia), um dos mais renomados cirurgiões mundiais da época. Posteriormente, ele foi elevado ao cargo de Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da renomada Mayo Clinic (EUA).

1980 – Visita do novo presidente da SBCP

Em 1980, durante reunião realizada na Associação Médica do Paraná, foi apresentado o Dr. Ewaldo Bolívar de Souza, como novo presidente da SBCP. Ele relatou os primeiros passos que daria à frente da entidade, entre eles o de instalação de nova sede, a proferiu palestra sobre o tema “Ritidoplastia Cervicofacial”.

1982 – Novas técnicas são apresentadas

Em 1982, em outra atividade científica de sucesso, o Dr. Juarez Avelar foi anunciado como novo presidente da por duas gestões da SBCP Nacional. E foi convidado pelo Dr. Miranda para abordadr “Reconstrução de Orelha – realizada unicamente em dois tempos”.
No mesmo ano, o Dr. Foad Nahai, uma das principais autoridades mundiais em cirurgia plástica também esteve em Curitiba. Abordou trabalho inovador em “Microcirurgia em Cirurgia Plástica, Retalhos Miocutâneos e Reconstrução Mamária”. A condução dos trabalhos ficou a cargo do Dr. Miranda. E, em reunião realizada no dia 17 de novembro, o Dr. Manoel Cavalcanti falou a respeito de “Reconstrução Mamária” Logo na sequência, em 1o. de outubro, Farid Hakme, cirurgião de renome nacional, esteve na regional. Discorreu sobre “Ritidoplastias e suas variações técnicas”, trazendo para os colegas paranaenses uma experiência reconhecida nacionalmente. Outro convidado, o Dr. Antonio Nassif, em breve tornaria-se um dos mais influentes presidentes da Associação Médica Brasileira.

1982 – São apresentados os novos membros titulares

Em 12 de dezembro de 1982 o professor José Carlos Miranda fez a apresentação dos novos membros titulares, entre eles o Dr. José Cândido Muricy e Manoel Antonio Chaves Athayde.  “Membrana amniótica, como curativo biológico” foi o tema da palestra realizada no dia, pelo Dr. Antonio Gattermann. Ruth Graf apresentava os resultados de linhas de pesquisa com a técnica denominada Retalho de Gálea na aplicação de diferentes deformidades faciais”. E Manuel Athayde falou sobre “Ptose palpebral com uso de Fáscia-Lata”.
Entre os dias 2 a 5 de maio foi realizado o primeiro simpósio da Sociedade Jaime Planas de Cirurgia Plástica. Além desta autoridade, Manoel Chaves Athayde trouxe para o evento dezenas de nomes que figuravam e de respeito na cirurgia plástica internacional.